Translate

14/05/2017

Quando os sonhos acontecem... a esperança e a alegria florescem ainda mais



Caros visitantes virtuais,

Como Portuguesa que sou estou naturalmente em festa pela vitória bem merecida da vitória de Portugal no Festival Eurovisão 2017 através da canção "Amar pelos dois" interpretada por Salvador Sobral e da autoria de sua irmã Luísa Sobral.
Fez história na sua vida e na história de um país e mostrou ao mundo que os sonhos acontecem quando se acredita e se luta por eles, mesmo em pequenos países e sem influência no plano económico e político internacional comparável à de qualquer grande  país. Portugal, que desde 1964 participa na Eurovisão da canção, vence pela primeira vez com uma belíssima canção que se afirma pela qualidade poética, musical e de interpretação. Uma vitória inquestionável dada tanto pelo júri da Eurovisão, composto pelos 26 países que nele participam, mas também pela votação muito expressiva dos cidadãos destes países que via televoto deram também a vitória ao intérprete português.



Com esta vitória, Salvador Sobral traz a Portugal a oportunidade da realização da Eurovisão 2018 em Portugal, trazendo assim para o nosso país o centro da música de 26 países, com uma comovente simplicidade, sem perder a genuinidade e graciosidade divertida de alguém que vive um sonho sem se deixar deslumbrar porque acredita que o valor está na música e, como ele próprio fez questão de referir, "no que se sente cá dentro". 
Aproveita a ocasião para deixar uma mensagem de esperança a todos os músicos que fazem desta arte sublime uma expressão de afetos, de emoções e de ideais que é o que notabiliza o homem pela sua sensibilidade, criatividade e interpretação do seu próprio interior e do mundo que o rodeia. Como bem referiu, num mundo que habitualmente tem priorizado o descartável e a satisfação imediata e superficial, prova-se que há lugar ao que de mais genuíno e sublime tem o ser humano, o que está no seu profundo interior e se revela de forma notável no talento artístico da música, da literatura, da pintura e de tantas e tão variadas formas de arte.
A mim deixam-me felizes momentos com o este, em que um jovem realiza os seus sonhos, para mim é destes momentos que vale a pena viver e são eles que constituem a esperança para tantos talentos escondidos, para tanto amor por exteriorizar. 
O que não deixa de ser também interessante é que o tema "Amar pelos dois" é um sentimento triste infelizmente vivido por muita gente e, curiosamente, a autora transforma este momento vivencial triste do ser humano numa canção belíssima que se converte em alegria enorme na realização de um sonho dela própria, do irmão que interpreta a canção, e de todo um país que os acompanha sentindo-se parte desta equipa que luta pelo sonho e o alcança. Obrigada a ambos pela vitória que trouxeram a Portugal mas sobretudo por nos mostrarem que os sonhos se podem tornar realidade.
Cada sonho é feito de uma matéria diferente ou de uma ideia.
Cada sonho tem uma dimensão diferente, mas não tenho qualquer dúvida, quando o realizamos sabemos que foi para aquele momento que vivemos e que nos faz sentido ter vivido. Eu realizei o meu sonho, ser mãe. E foram os dois momentos em que o fui os mais incomparavelmente plenos e felizes da minha vida, poderia ter outros, cada um tem os seus sonhos, mas eu sei que os meus foram aqueles porque a plenitude e felicidade daqueles momentos não me deixam qualquer margem de dúvida.
Outros sonhos? Ruíram. Causas? Não importam, importa apenas que para os tentar conseguir dei o meu melhor e quando damos o nosso melhor pelos nossos sonhos, nada temos a lamentar pois sabemos que não deixámos de tentar. Salvador Sobral teve o arrojo de lutar pelo seu sonho e mereceu a sua vitória, se o não tivesse feito, nunca saberia se o conseguiria.
E você, caro visitante virtual, já se interrogou sobre o seu, ou os seus sonhos? Ou talvez, como eu, só hoje, com esta vitória de um jovem que me fez refletir sobre o sonho chegou à consciência que até já o realizou e nem se deu conta? 
O sonho é sempre uma fonte de felicidade e de energia positiva que nos alimenta, os sonhos acontecem à nossa volta e aproveitar os momentos em que acontecem, mesmo que não a nós, se soubermos viver essa magia, é maravilhoso.
Acaricie as doces memórias dos sonhos que realizou, alegre-se com os sonhos que vê serem realizados à sua volta, por via de contacto pessoal, dos meios de comunicação social ou das redes sociais, e deixe-se contagiar por este calor que nos invade por dentro e nos dá alento para ver o sol mais radioso em cada dia.
Bons sonhos... e bons olhares para os reconhecer realizados ou por realizar e boas passadas para lá chegar, sozinho ou acompanhado, pois todas as formas são possíveis. Basta não desistir de sonhar e de acreditar que o sonho se pode tornar real se lutarmos para isso.
CC.

Sem comentários:

Enviar um comentário