Translate

13/07/2011

Catedral de S. Basílio (Moscovo) celebra quase meio milénio


A Catedral de S. Basílio, construída sobre o túmulo do santo com o mesmo nome, celebra esta semana 450 anos. Este edifício situa-se na Praça Vermelha, no centro geométrico da cidade de Moscovo e é de uma beleza ímpar na arquitectura bizantina em cuja tradição se inscreve, mas onde inova pelas suas características peculiares.
Começou a ser construída em 1555 e ficou concluída em 1561 num período de conquistas territoriais russas que não deixam na história as melhores memórias do ponto de vista da humanidade, o que nada tem de diferente com quaisquer outras conquistas territoriais feitas em qualquer outra parte do globo.
Os governantes e os povos sempre que quiseram marcar o território como sinal do seu poder comportaram-se como dominadores esquecendo que o planeta é de todos e que desperdiçamos energias a lutar pela divisão de um espaço que nos deve unir e não separar.
Nesta semana em que celebra quase meio milénio de existência desejo que esta catedral, que é também património mundial da UNESCO, seja acima de tudo um símbolo da beleza, da arte, da cultura e da espiritualidade, valores capazes de elevar em cada um de nós a Humanidade que somos e juntos construímos.
Não tenho dúvidas de que temos razões para ter esperança no ser humano que consegue criar tão grande beleza arquitectónica.
Um abraço aos meus visitantes virtuais.
CC