Translate

24/02/2013

Catedral de Notre Dame comemora 850 anos em 2013



Caros visitantes virtuais,

Em 2013 a Catedral de Notre Dame, uma das mais emblemáticas catedrais medievais do mundo comemora  o seu 850º aniversário. Esta belíssima catedral de estilo gótico fica situada em Paris, numa pequena ilha, a Île de la Cité, rodeada pelo rio Sena. 
Começou a ser construída em 1163 e ficou concluída 180 anos depois. Esta magnífica catedral assistiu ao nascimento de 80 reis, à coroação de 2 imperadores, ao surgimento de 5 repúblicas e à deflagração de 2 guerras mundiais, nela foi também beatificada a heroína Joana d'Arc.
A  catedral foi construída como se fosse um catecismo de pedra, testemunhando a Fé cristã de forma a esta ser facilmente transmitida mesmo a quem não sabe ler, o que na época em que foi construída e ao longo dos séculos correspondia à grande maioria da população. Dá-nos, assim, uma mensagem de democracia cristã e de preocupação com a igualdade de oportunidades no acesso às mensagens de Cristo e da Fé pois procurou comunicar com todos os cidadãos fossem eles alfabetizados ou não.
Os belíssimos vitrais da catedral, cerca de 200, nomeadamente a sua rosácea com 13 metros de diâmetro, inspiram uma rara beleza e clima de interioridade tão propícia ao encontro connosco próprios e com o divino, para os crentes. 


Vários destes vitrais são dos maiores do mundo e com as gárgulas que enfeitam a catedral no exterior e as esculturas magníficas, entre as quais a da Virgem e o Menino, constituem uma obra monumental de rara e comovente beleza.


A Catedral é dedicada a Nossa Senhora, Maria, mãe de Jesus,  tem inspirado múltiplos artistas, entre os quais, escritores, músicos e pintores e em cada ano é visitada por uma média de 14 milhões de turistas e peregrinos. Neste ano de 2013 em que comemora 850 anos da sua construção esperam-se cerca de 20 milhões de visitantes.
Os magníficos 9 sinos que se encontram no campanário da catedral foram recentemente substituídos para poderem reproduzir o som original. Estes apenas são tocados em momentos muito especiais, como foi o caso da homenagem aos mortos durante o atentado de 11 de setembro ocorrido nos Estados Unidos da América.
Tive já por duas vezes a feliz oportunidade de visitar e me deleitar com a beleza ímpar desta catedral e sinto-me muito pequena diante da grandiosidade de tão magnífica obra arquitetónica, bem como de toda a beleza artística que a decora. Considero esta obra uma fonte de esperança na grandiosidade do ser humano do ponto de vista espiritual e cultural.
Gostaria ainda de referir um aspeto que considero muito emblemático: o sítio eletrónico da Catedral de Notre Dame, disponível em: www.notredamedeparis.fr/ tem aberto a cada um de nós o espaço para podermos deixar uma mensagem de paz. Considero esta iniciativa de muito interesse pela simbologia e universalidade que representa, também elas fonte de esperança nos dias de hoje. 
Uma obra medieval que projeta harmonia e paz, aberta à contemporaneidade e que nos convida a recolher ao nosso interior, a recuperar forças e a partir retemperados para as nossas vidas, inundados da força e da beleza que emanam de tão bonita Catedral.
Caro visitante virtual, se puder, vale a pena visitar a Catedral de Notre Dame fisicamente ou, não sendo possível fazê-lo desse modo, em visitas virtuais que a internet proporciona, nomeadamente no endereço eletrónico da catedral que acima mencionei.

Votos de uma boa semana e um abraço virtual,

C.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário