Translate

05/02/2012

A energia renovadora do mar




Caros visitantes virtuais,




São Pedro de Moel foi seleccionado para um projecto de produção de energia a partir das ondas.


Há várias entidades internacionais interessadas neste tipo de produção de energia verde, amiga do ambiente.


Tenho memórias infantis desta praia cuja paisagem natural continua sem estar afectada por ciclos de turismo, nem sempre planeados de modo a respeitar o equilíbrio e a beleza natural dos locais.


Este projecto de captação de energia a partir das ondas tem um potencial imenso na vasta costa atlântica portuguesa. Para Portugal, muitas vezes a esperança e o desenvolvimento vieram precisamente da sua vertente marítima, basta lembrar os descobrimentos e o que tanto fizeram pela história e cultura de Portugal, cá dentro; e para transportar a nossa língua e cultura pelos cinco continentes.


O mar é para o próprio indivíduo uma fonte de revitalização física e mesmo psicológica, de equilíbrio, bem estar e prazer. Que o digam os nossos surfistas e os surfistas de todo o mundo que nos visitam.


Para os pescadores o mar é fonte de vida e paixão; para os artistas vários (escritores, pintores, cineastas etc) é fonte de arrebatamento e de inspiração.


Eu, como comum cidadã deste imenso universo, quando mergulho os olhos no mar, sinto-me pequenina face à sua imensidão, mas sinto-me também revigorada e tranquilizada por aquela beleza enorme, aquática e tão intensa como se fosse um imenso ventre materno pleno de vida.


Caros visitantes virtuais, convido-vos a olhar o mar e descobrir nele a esperança de novos projectos revitalizadores da economia do nosso país, inspiradores de belezas artísticas, fonte de uma agradável e serena contemplação que vos faça sentir renovados e revigorados, tranquilos e com vontade de partir à desboberta do que a nossa costa atlântica tem de tão belo para nos revelar. Porque Portugal e o mar são um abraço constante e umbilical, não apenas em época de veraneio e de movimentação balnear. A beleza do mar está sempre presente, todo o ano. Deleitemo-nos com ela.


Votos de uma boa semana,


C.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário