Translate

19/11/2011

Somos gloriosos! Voguemos na rota da esperança.

Caros visitantes virtuais,

Celebremos juntos esta gloriosa vitória de um jovem português, Ricardo Pinto, que esta semana se sagrou Campeão do Mundo, de júniores, em danças a solo em patinagem artística.
Para ele parabéns e votos das maiores felicidades.
Não o conheço, mas orgulho-me de, a partir do Campeonato do Mundo em Brasília, ter projectado o nome e a glória de Portugal.





Temos, pois, jovens de grande potencial, capazes de brilhantes carreiras desportivas, artísticas e intelectuais. Celebremos com eles as vitórias e Portugal terá certamente a imagem dignificante que merece ter no contexto internacional.

Também na mesma semana Portugal ficou apurado para o EURO 2012, com uma estrondosa vitória de 6 golos lusos contra 2 bósnios. Provámos saber trabalhar em equipa e com determinação. Quando isso sucede tornamo-nos vitoriosos, o que sucedeu para alegria e orgulho de todos nós.






Esta vitória trouxe outra não menos importante, a de associar a esse momento uma poderosa onda de solidariedade para com os que precisam de dadores de medula óssea. Não apenas para Carlos Martins, jogador a carecer da solidariedade como qualquer pai em situação semelhante, mas solidariedade por todas as crianças e familiares em idênticas circunstâncias.






Um gesto de generosidade traduzido numa simples análise sanguínea pode salvar uma vida e, todas as vidas, célebres ou desconhecidas do público, têm idêntico valor: São únicas.
Aderi há vários anos a esta causa que considero das mais nobres. Bastou tão pouco para um gesto que pode ser tão importante se houver alguém com quem eu seja compatível e possa ajudar a salvar.
Convido-vos a fazê-lo também, por todas as crianças, jovens e adultos do mundo que possam necessitar, sejam eles quem forem. Cada um de vós pode fazer a diferença e permitir salvar uma ou mais vidas.
Informação completa sobre como e onde fazer doação de medula óssea em: http://www.chsul.pt/

Ainda esta semana, a nossa belíssima cidade das sete colinas, Lisboa, recebeu o Prémio Cidade Europeia 2012, atribuído pela Academia Britânica de Urbanismo.






Os cerca de meio milhar de peritos que visitaram as várias cidades europeias para apreciar os seus projectos urbanísticos deixaram-se seduzir pelos recantos tradicionais da Mouraria, pelos segredos soprados pelo vento secular das muralhas do Castelo de S. Jorge com a sua soberba vista sobre Lisboa. Prolongaram os passos certamente na belíssima zona ribeirinha reconstruída no tempo da Expo 94 que junto ao mar dos sargaços esconde segredos de maresias românticas, versos inspirados aos poetas, traços de tinta evocados aos pintores e jogos de luz que fascinam cineastas que há várias gerações se apaixonam pela luz única da cidade de LISBOA e aqui vêm filmar.















Lisboa tinha recebido um outro prémio internacional ainda este ano, mais precisamente o Porto de Lisboa: Prémio Excellence "Melhor Porto Internacional". Galardão atribuído durante o Bilbao Cruise Forum 2011.








Tive já o privilégio de soltar amarras do Porto de Lisboa e de no mesmo atracar quando há uns anos fiz um mini-cruzeiro. É comovente ver Lisboa ficar distante ou próxima consoante partimos ou chegamos. É uma cidade que nos abraça com o Tejo, nos envolve numa ternura líquida quase como ventre materno.



Também levantar voo de Lisboa ou aterrar em solo alfacinha me produz sempre esse efeito desde o primeiro voo que fiz há mais de vinte anos. É um fascínio quase contagioso que se observa em quem sobrevoa Lisboa seja qual for a cidade de onde vem.







Outro prémio recente: Veneza, na semana entre 6 e 8 de Novembro, anunciou que foi para Portugal o Prémio Internacional de Marketing. Este prémio foi entregue a um filme publicitário intitulado "Cinquenta anos a transportar lisboa" que foi feito para comemorar o meio século do Metro de Lisboa e atribuído pela União Internacional de Transportes Públicos.
O Metro de Lisboa em Outubro passado recebeu ainda o Prémio SIL de Imobiliário 2011 na categoria de Obras Públicas.

Mas Portugal não só tem gente muito válida e talentosa em todas as gerações como tem uma beleza natural que constitui um grande atractivo turístico. Lembremos esta situação recente que dedico aos meus amigos surfistas:






Peniche, entre 7 e 17 de Outubro passado, acolheu o RIP CRUL PRO, colocando assim Portugal pela 11ª vez no Circuito Mundial de Surf.

E, para 2012, Portugal está na rota da Corrida de Vela Oceânica à Volta do Mundo (Volvo Ocean Race 2011-2012). Esta corrida realiza-se de três anos e Lisboa será um dos pontos desta rota de projecção mundial. A passagem por Lisboa está prevista ocorrer até 10 de Junho de 2012.

Por tudo isto, caros amigos virtuais, mantenhamo-nos na rota da esperança.

Uma boa semana,
C.C.




Sem comentários:

Enviar um comentário