Translate

06/03/2017

Ser feliz é fácil... Uma leitura que respira e inspira esperança



Caros visitantes virtuais,
 
Assumo-me como eterna admiradora e apaixonada pela felicidade. Sempre gostei de observar pessoas felizes, de contemplar coisas na natureza que me fazem sentir feliz, de ouvir músicas que me despertam felicidade e de apreciar arte que me inspira felicidade. Porque a felicidade é bela em si mesma e é contagiante. É uma dádiva preciosa de uns para os outros que é bom saborear, por isso não resisti a este livro de Clemente García Novella que encontrei por acaso à venda numa estação dos correios. Curiosamente comprei-o há mais de dois anos porque folheei o índice e achei muito interessante. Coloquei-o na estante porque as  circunstâncias da vida não eram propícias à leitura, atividade de que tanto gosto. Quando pude retomar a leitura, comecei por outras paragens e há dias fui dar com este livro entre os pouquíssimos que compro e ainda não tinha lido. Devorei-o em três dias.
É muito interessante esta viagem ao interior do ser humano, às suas angústias, medos, sonhos, expetativas e ilusões e à forma como as podemos viver e como nos podemos ir construindo interiormente face às inesperadas e nem sempre simpáticas reviravoltas da vida.
Para os orientais  as contrariedades são aceites com serenidade porque vistas como um caminho de mudança tão natural como respirar. Tudo assenta no equilíbrio interior, na harmonia com o todo universal que nos rodeia e na responsabilidade individual de cada um para com cada uma destas duas dimensões. Esta é a filosofia do yoga que pratico e de que gosto muito.
Para nós ocidentais, as contrariedades são a pedra em que tropeçamos e que nos irrita. É o borrão na pintura que não esperávamos acontecer. A segurança e a estabilidade são valores que aprendemos como fundamentais e, quando são abalados, sentimo-nos à deriva, como se não estivéssemos habituados a mudar desde que nascemos. Muito ancorados na parte material, estes valores que respirámos ainda que inconscientemente, se levados ao extremo conduzem o ser humano a viver numa comodidade nem sempre física, psíquica e, para quem como eu acredita, espiritualmente saudável.
Se quisesse escolher uma das muitas citações que o autor faz de inúmeros autores de todas as culturas e épocas que refletiram sobre a felicidade não seria capaz tal é a riqueza cultural e humanista desta preciosa recolha que o autor faz. A felicidade tem sido, como se pode constatar por tal diversidade de citações, uma constante procura do ser humano ao longo de milénios e em todas as latitudes. Esta dimensão universal e intemporal aproxima-nos no que de mais íntimo e identitário temos como seres humanos.
O autor disponibiliza-se para ser contactado sobre o livro através da sua conta no twitter @Clemente Novella e criou uma página de facebook sobre a temática da felicidade disponível em: www.facebook.com/LibroSerFelizEsFacil
Deixo aqui publicamente a minha gratidão ao autor pela dádiva deste fantástico livro que vos convido a ler. Deliciem-se com as reflexões e citações do autor e inspirem-se para respirar felicidade e esperança.
E porque nada melhor para a felicidade que partilhá-la, aqui fica este tributo e o convite a uma leitura que nos faz sorrir por fora, por dentro... e uns para os outros.
 
Um abraço para os meus estimados visitantes virtuais,
C.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário