Translate

01/01/2014

Pequenos grandes momentos da vida

Caros visitantes virtuais,
 
Há já algum tempo que não escrevo no blogue. Não porque me tenha esquecido de vós que o visitam regular ou esporadicamente ou que simplesmente o encontram em pesquisas de palavras de esperança na internet. A vida é complexa e todos temos os nossos momentos.
Eu afastei-me temporariamente porque este blogue é um blogue de esperança, como me comprometi desde que o criei e simplesmente não me ocorriam palavras de esperança para vos transmitir porque a mim própria faltavam.
O corre-corre da vida, os anos a passarem, os filhos a crescerem e nós a começarmos sentir que o nosso valor próprio e o sentido da luta pelos sonhos vai ficando para traz sem que nos demos conta até ao dia em que paramos para refletir e nos assustamos pelo vazio que encontramos. Não porque seja o vazio que lá está, simplesmente deixamos de conseguir ver a riqueza de muitos pequenos  e grandes momentos de que tem sido feita a nossa vida.
Uma tradicional característica minha para além de ter muitos amigos que cultivo ao longo da vida e que vão felizmente sempre aumentando há medida que os anos passam é que muitas vezes nos transportes públicos sou abordada por gente desconhecida, gente só que começa a meter conversa comigo a partir de pequenas trivialidades e acabam a contar-me histórias de vidas difíceis. Talvez porque sou uma boa ouvinte e o meu coração nunca se recusa a acolher quem precisa de ser ouvido. Nessas conversas tenho aprendido que mesmo as vidas mais difíceis encontram sempre um caminho, ainda que estreito para ser percorridas e deixar-se conduzir pela força que emerge da luta de conseguir dias melhores. A esperança reside nessa luta que é de todos e desistir e votar-se a si próprio ao abandono, o que significa desperdiçar a riqueza dos dons que cada um de nós tem.
Um dia destes estava tranquilamente sozinha na Baixa de Lisboa sentada a uma esplanada a fazer uns telefonemas e sem saber como acabei a ser transportada pelo INEM para o hospital. Um desmaio súbito e as suspeitas a afastar de tão inusitado episódio. Foi um grande susto, revelador do quanto vale a pena continuar a lutar em cada dia que cá estamos pelo que é importante na nossa vida, sobretudo família, amigos e tudo o que nos faça feliz e faça felizes os outros.
A esperança, caros amigos virtuais, não brota apenas do que é bonito e positivo nas nossas vidas, brota também, se estivermos abertos a isso de momentos duros e difíceis de atravessar em que a seguir, podemos não ver logo o sol brilhar, mas começar a despontar por entre as nuvens e assim, sabemos que se não chegou hoje ainda, amanhã certamente chegará.
Um ano 2014 cheio de esperança para vós, caros amigos virtuais.
 
C.C.


12 comentários:

  1. Anónimo1/02/2014

    Célia
    Esperamos que tenha sido apenas um susto e que estejas bem.
    bjs.
    António Rui e Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros António Rui e Isabel,
      Muito obrigada pela leitura do meu post.
      Estou bem felizmente. Obrigada pela preocupação e um beijinho.
      CC

      Eliminar
  2. Anónimo1/03/2014

    La distance nous a séparées mais les pensées sont toujours là...
    J'aurais souhaitée reprendre contact avec toi si tu le veux bien
    J'espère que tout va mieux pour toi et à bientôt
    BISES
    Fati

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cher Fati,
      Je suis tellemente heureuse de ton message.
      Merci bien.
      J'aurai tout le paisir en nous mantenir en contact. . Mon email é celiachamica@gmail.com et je suis dans le facebook à Célia Chamiça.
      Donne moi de tes nouvelles et de toute la famille sourtout mon neveu Nicholas.
      Grosses bises pours tous.
      CC

      Eliminar
  3. Anónimo1/03/2014

    Hoje vi-te da janela do meu carro. Lembrei-me: desce, desce menina a calçada...e lá ia ela a saltitar, a fugir da água da chuva.
    Curiosamente duas horas depois vi a tua mana.
    Bem, sabes que te admiro. Tens tempo para os outros... ouves, escreves. Bem haja. Ilda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ilda,

      Obrigada pela tua mensagem. Eu também te admiro muito e gosto muito de ti. Arranja tempo para o nosso cafezinho que vai sempre sendo adiado.
      Beijinhos com grande amizade e ternura.
      CC

      Eliminar
  4. Anónimo1/05/2014

    Célia, obrigada por mais este post... Eu também nunca mais disse nada, tenho andado muito afastada da net... O último ano também foi muito complicado para mim. 2013 roubou-me a minha irmã depois de 17 meses de luta muito dura. No entanto, temos de manter a esperança, o sorriso, temos de lutar e de aproveitar todos os momentos da vida, porque tudo tem um sentido! Que a Luz do Menino Deus nos mostre o caminho e nos encha o coração da Sua Alegria e da Sua Paz. Um bom ano!
    Beijinho
    M. Rosário Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria do Rosário,
      Muito obrigada pela sua mensagem e o meu profundo lamento pela enorme perda da sua irmã. Que Deus lhe dê a si muita força, que ela está em paz e plenitude.
      Um grande beijinho para si

      Eliminar
  5. Anónimo1/05/2014

    Célia, lindo o que li e o que senti ao ler este seu post... Começo por lhe desejar um Ano Novo 2014 com muita saúde e com todos os êxitos, com os seus mais queridos. Numa destas homílias ouvi que a nossa vida é como um caminho, com curvas, subidas, descidas, retas, etc... depois de um curva mais apertada da sua vida faço votos que agora esteja naquelas retas longas e tranquilas... cada um sabe em qual o percurso que está a percorrer e com Ele com muita esperança, força e Fé havemos de vencer cada etapa mais difícil... beijo com esperança e muita força. Carlos Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos,

      Muito obrigada pelas suas tão simpáticas palavras. Eu admiro muito a sua coragem e sorriso diante da dureza da vida que só a força de Deus e uma grande fé podem explicar.
      Um grande beijinho para si e para toda a família e um especial para a minha querida Joana.

      Eliminar
  6. Anónimo1/08/2014

    Bom ano Célia, para ti e para a tua familia.
    Beijinhos e desculpa a minha ausência.
    Tininha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tininha,
      Nunca estás ausente. Os amigos estão sempre presentes.
      Um grande beijinho e votos de um bom ano para ti e família.

      Eliminar